Loading...

domingo, 8 de maio de 2011

O homem e o tempo




“Para que serve estudar a história?”
Perguntas como essa sempre passam pela cabeça dos nossos alunos, então se procura respostas as estas e outras questões que através da analise dos fatos.
I- Conceito de História.
A História é a uma ciência que estuda o passado da humanidade. O objetivo da História é a responder a perguntas como: o que realmente aconteceu no passado? Por que aconteceu de uma maneira e não de outra? Ou seja, a ciência história procura descobrir o que aconteceu no passado e tenta explicar os motivos que levaram a vida de homens e mulheres a mudar tantas vezes ao longo dos séculos.
Estudar o passado ajuda a entender melhor o presente, o que esta acontecendo agora. Portanto, a história é também ma ciência do presente.
II- Os instrumentos da história:
v  Fato social: são fatos que alteram a vida de muitas pessoas, acontecimentos que afetam toda a sociedade.
v  Fontes históricas: é todo vestígio deixado por pessoas que viveram em tempos passados: escritos oficiais e particulares, construções, cartas, depoimentos, pinturas etc. Vestígios se tornam documentos a partir do momento em que o historiador os estuda. Por meio desses documentos o historiador produz o conhecimento histórico.
v  Fato histórico: são fatos marcantes que alteram a cultura, a vida social, a economia de povo.
III- O papel do historiador
O historiador é um “investigador”. Ele analisa as fontes e os fatos históricos, para então “recontar” o que aconteceu no passado. Eles fazem parte dos estudiosos das ciências humanas e analisam as pessoas em sociedade, a partir de diferentes vestígios ou marcas preservados ao longo do tempo, ao logo da história.   
O historiador para realizar o seu trabalho precisa em muitos casos recorrer ao saber elaborado por vários pesquisadores, muitos deles dedicados a outras áreas do conhecimento, como a arqueologia, antropologia, a sociologia, a geografia e a economia.
Existe, assim, uma interdependência entre o trabalho do historiador e o de outros pesquisadores. A História, ela faz parte de um todo, cujo objetivo é estudar o ser humano e sua vida ao longo do tempo.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário